Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21767
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A demanda política da emancipação dos indivíduos sociais presente no código de ética de 1993: uma reflexão em questão para o serviço social
Author(s)/Inventor(s): Lima, Andréa Moreira
Advisor: Ortiz, Fátima da Silva Grave
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o debate em torno da categoria da emancipação. Embora citada no primeiro princípio fundamental do Código de Ética dos(as) Assistentes Sociais de 1993, vigente na atualidade, entendemos ser ainda diminuta a produção acadêmica do Serviço Social voltada à compreensão do que seja a emancipação. Percebemos que a categoria é evocada em textos e palestras, sendo ladeada por distintos complementos, como ‘emancipação da sociedade’, ‘emancipação dos indivíduos’, ‘emancipação cidadã’, ‘emancipação humana’ e outras. Desse modo, tendo como fonte de pesquisa a revisão bibliográfica de estudos marxianos e marxistas, propomos uma reflexão acerca das bases filosóficas e da aplicação ético-política que conformam a categoria em tela. Procuramos compreender por que o Serviço Social se refere à emancipação, qual tipo de emancipação vivenciamos em nossa sociedade e qual é (ou pode ser) o lugar do assistente social na contribuição com o processo emancipatório da humanidade.
Keywords: Ética profissional
Serviço social
Emancipação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Andréa Moreira. A demanda política da emancipação dos indivíduos sociais presente no código de ética de 1993: uma reflexão em questão para o serviço social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALima.pdf464.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.