Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21771
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A naturalização do cuidado de crianças pelas mães
Autor(es)/Inventor(es): Caetano, Márcia Helena Barroso
Orientador: Garcia, Joana Angélica Barbosa
Resumo: A questão de gênero atravessa diretamente a reprodução social. Mulheres são super exploradas de diversas formas pela sociedade capitalista e um dos principais papéis impostos à mulher é o do cuidado. A maternidade é romantizada e avaliada pelo senso comum como um instinto feminino, algo natural e biológico, o que leva ao julgamento de qualquer mulher que não desempenhe essa atribuição dentro das expectativas colocadas. Esse trabalho de conclusão de curso tem por objeto a naturalização da centralidade da mulher no papel do cuidado, a controversa caracterização da negligência familiar nas famílias em vulnerabilidade social e como o Estado corrobora com papéis tradicionais da divisão sexual do trabalho quando mantém o foco das políticas de assistência na responsabilidade das famílias.
Palavras-chave: Mulheres
Pandemias
Assistência a menores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAETANO, Márcia Helena Barroso. A naturalização do cuidado de crianças pelas mães. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCaetano.pdf353.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.