Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21779
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reabilitação ou adoecimento: o dilema do trabalhador inserido no programa de reabilitação profissional do INSS na agência da previdência social Nova Iguaçu
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Marilene Martins de
Advisor: Nicacio, Erimaldo Matias
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo precípuo de analisar as condições dos trabalhadores que estão no Programa de Reabilitação Profissional (PRP) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Agência da Previdência Social (APS) Nova Iguaçu. Além disso, nosso intuito é demonstrar a importância do referido programa no cotidiano da vida destes sujeitos que estão em processo de reabilitação, no qual o PRP tende a ser o único elo entre este trabalhador e o mundo do trabalho. Embora estes trabalhadores estejam submetidos a todos os percalços que advêm das relações de produção que são constitutivas do ser social e dos complexos sociais que são parte inerente da sua vida, quando são afastados em auxílio-doença, auxílio-acidente ou no Programa de Reabilitação Profissional, por vezes, não são considerados como um trabalhador, mas um “encostado”, que busca no sistema apenas um meio de sobrevivência. Cumpre mencionar que apara alcançar o objetivo principal na presente pesquisa, buscou-se: mensurar as questões que levam o trabalhador ao sofrimento psíquico; examinar o papel da reabilitação profissional na vida cotidiana destes indivíduos e analisar como as relações de produção estão entranhadas na vida do trabalhador mesmo afastado da atividade laboral. É importante destacar, ainda, que a Reabilitação Profissional é fundamental a vida dos trabalhadores e, portanto, absolutamente necessária para uma plena reinserção no mercado de trabalho. Contudo, o programa precisa ser revisto, no que concerne ao estado psíquico do trabalhador que está em processo de reabilitação, buscando entender que o programa o submete a um quadro de ansiedade e sofrimento que deveria ser acompanhado por um especialista. Durante o processo de reabilitação, observa-se, também, um quadro de adoecimento desse trabalhador que está em benefício e que pode prejudicar em muito o seu retorno ao mercado de trabalho. Analisar as condições e razões de tal adoecimento é um dos desafios da presente monografia. Como metodologia, foi usado o método misto quantitativo/qualitativo de tipo bibliográfico e documental que realiza uma interlocução com as experiências vividas no campo de estágio realizadas 2 anos do estágio. Apresentação de resultados parciais de pesquisa feita com os usuários do programa, já apresentado em disciplina do curso de Serviço Social.
Keywords: Política social
Reabilitação profissional
Sofrimento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Marilene Martins de. Reabilitação ou adoecimento: o dilema do trabalhador inserido no programa de reabilitação profissional do INSS na agência da previdência social Nova Iguaçu. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOliveira.pdf448.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.