Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21779
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reabilitação ou adoecimento: o dilema do trabalhador inserido no programa de reabilitação profissional do INSS na agência da previdência social Nova Iguaçu
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Marilene Martins de
Orientador: Nicacio, Erimaldo Matias
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo precípuo de analisar as condições dos trabalhadores que estão no Programa de Reabilitação Profissional (PRP) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Agência da Previdência Social (APS) Nova Iguaçu. Além disso, nosso intuito é demonstrar a importância do referido programa no cotidiano da vida destes sujeitos que estão em processo de reabilitação, no qual o PRP tende a ser o único elo entre este trabalhador e o mundo do trabalho. Embora estes trabalhadores estejam submetidos a todos os percalços que advêm das relações de produção que são constitutivas do ser social e dos complexos sociais que são parte inerente da sua vida, quando são afastados em auxílio-doença, auxílio-acidente ou no Programa de Reabilitação Profissional, por vezes, não são considerados como um trabalhador, mas um “encostado”, que busca no sistema apenas um meio de sobrevivência. Cumpre mencionar que apara alcançar o objetivo principal na presente pesquisa, buscou-se: mensurar as questões que levam o trabalhador ao sofrimento psíquico; examinar o papel da reabilitação profissional na vida cotidiana destes indivíduos e analisar como as relações de produção estão entranhadas na vida do trabalhador mesmo afastado da atividade laboral. É importante destacar, ainda, que a Reabilitação Profissional é fundamental a vida dos trabalhadores e, portanto, absolutamente necessária para uma plena reinserção no mercado de trabalho. Contudo, o programa precisa ser revisto, no que concerne ao estado psíquico do trabalhador que está em processo de reabilitação, buscando entender que o programa o submete a um quadro de ansiedade e sofrimento que deveria ser acompanhado por um especialista. Durante o processo de reabilitação, observa-se, também, um quadro de adoecimento desse trabalhador que está em benefício e que pode prejudicar em muito o seu retorno ao mercado de trabalho. Analisar as condições e razões de tal adoecimento é um dos desafios da presente monografia. Como metodologia, foi usado o método misto quantitativo/qualitativo de tipo bibliográfico e documental que realiza uma interlocução com as experiências vividas no campo de estágio realizadas 2 anos do estágio. Apresentação de resultados parciais de pesquisa feita com os usuários do programa, já apresentado em disciplina do curso de Serviço Social.
Palavras-chave: Política social
Reabilitação profissional
Sofrimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Marilene Martins de. Reabilitação ou adoecimento: o dilema do trabalhador inserido no programa de reabilitação profissional do INSS na agência da previdência social Nova Iguaçu. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOliveira.pdf448.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.