Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21792
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Imposto sobre riqueza líquida: uma abordagem crítica
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Lucas Emerick de
Orientador: Gutierrez, Margarida Maria Gomes Pereira Sarmiento
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o imposto sobre riqueza líquida tanto em seu aspecto teórico, tomando como base a teoria da tributação ótima, quanto em seu aspecto prático, à luz de relatório elaborado pela OCDE, em 2018. Dita análise permite compreender essa medida de tributação em sua completude, e ajuda a entender os debates – econômico e político – que ocorrem em torno dela. Por fim, alguns dos argumentos levantados a favor e contra a adoção do tributo são delineados. Conclui-se que o imposto sobre riqueza líquida é uma maneira ineficiente de tributação, que distorce a opção de consumo intertemporal dos agentes e desincentiva a poupança e o investimento, especialmente quando acompanhado de impostos sobre rendimentos e ganhos de capital. Sua adoção, que costuma vir acompanhada de múltiplas deduções, cria ainda mais distorções e adiciona complexidade ao sistema tributário como um todo.
Palavras-chave: Sistema tributário
Tributação
Imposto sobre a riqueza
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Lucas Emerick de. Imposto sobre riqueza líquida: uma abordagem crítica. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LESouza.pdf470.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.