Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21804
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
Author(s)/Inventor(s): Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon
Advisor: Vergnhanini, Rodrigo
Abstract: Esse trabalho analisa a trajetória das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano entre 2000 e 2019, investigando como essa foi impactada pela emergência da China no comércio internacional. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve uma perda de espaço dos bens manufaturados brasileiros naquele mercado, a qual esteve associada à concorrência com os produtos chineses. Para isso, são revisados aspectos teóricos da literatura sobre a importância das exportações de manufaturados para a economia de um país, a fim de demonstrar a relevância do tema. Em seguida, é realizada uma revisão da literatura para mapear os principais pontos observados em relação à ascensão da China no contexto internacional, analisando seus impactos sobre a inserção externa comercial da América Latina; assim como, de forma mais específica, sobre as vendas de manufaturas do Brasil para terceiros mercados, em especial os EUA. Por fim, é realizada a análise de dados e indicadores que comparam as exportações brasileiras de manufaturados para os EUA com as chinesas, visando identificar sinais de ameaça concorrencial. Em linhas gerais, o efeito negativo chinês ressaltado pela literatura sobre as exportações de manufaturas do Brasil parece ser comprovado pelos resultados apresentados pelos dados: de fato, ao longo do período analisado, as exportações brasileiras desses bens perderam espaço no mercado norte-americano, paralelamente ao aumento do market share chinês. Apesar de o ano de 2019 parecer apontar para sinais de redução dessa ameaça chinesa, é possível observar que o período analisado contemplou um Brasil que não foi capaz de desenvolver e impulsionar o crescimento das suas exportações para o seu maior mercado de manufaturas da mesma forma que a China conseguiu.
Keywords: Comércio internacional
Exportação
Manufatura
China
Brasil
Mercado consumidor
Estados Unidos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HADDAD, Luiza Sanmartin Perez Leon. Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSPLHaddad.pdf391.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.