Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21822
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Efeito da massa corporal e da filogenia sobre os arranjos dos feixes do músculo Plagiopatagiales, Proppii das asas de morcegos Filostomídeos (Chiroptera, Phillostomidae)
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Alana Conceição da
Orientador: Tavares, William Corrêa
Coorientador: Louzada, Nathália Siqueira Veríssimo
Resumo: Os morcegos (Ordem Chiroptera) são os únicos mamíferos que apresentam voo batido. Reunindo mais de 1.450 espécies, os quirópteros apresentam enorme diversidade de morfologia das asas, cinemática de voo e massa corporal. Na região Neotropical destaca-se a diversidade taxonômica e ecológica da família Phyllostomidae. O músculo intramembranoso plagiopatagiales proprii forma uma arquitetura de feixes macroscópicos que concede à membrana alar dos morcegos (=patágio) rigidez ajustável, minimizando a deformação das asas e o efeito do arrasto, suportando o peso durante o voo. Sabendo que o peso influencia na carga alar com consequências funcionais sobre o voo, o objetivo principal deste trabalho foi testar a hipótese de que na diversificação de Phyllostomidae a massa corporal e a filogenia foram fatores que moldaram a morfologia dos feixes musculares do patágio. Foram examinados 93 exemplares de 24 espécies de oito subfamílias de filostomídeos. Os espécimes foram fotografados em posição padronizada, com a asa aberta sobre uma caixa de luz com filtro polarizador. Foram testados o sinal filogenético e a correlação dos atributos quantitativos do músculo plagiopatagiales proprii com a massa corporal. Destacamos a alta variação interespecífica na área de distribuição, grau de ramificação, tamanho e número dos feixes musculares. Espécies de uma mesma subfamília tendem a ter arranjos similares entre si, o que foi corroborado pelo alto sinal filogenético no número de feixes musculares e outros atributos quantitativos. Observamos que o percentual da área relativa de distribuição dos feixes aumenta numa taxa maior do que a massa corporal, apresentando alometria positiva, que relacionada com a carga alar corrobora a hipótese levantada. Portanto, esse estudo evidencia a adaptação morfofuncional na musculatura investigada como resposta à variação de massa corporal em Phyllostomidae, favorecendo a rigidez do patágio em linhagens com maior carga alar.
Palavras-chave: Plagiopatágio
Morfologia funcional
Phyllostomidae
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::MORFOLOGIA DOS GRUPOS RECENTES
Unidade produtora: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Alana Conceição da. Efeito da massa corporal e da filogenia sobre os arranjos dos feixes do músculo plagiopatagiales, proppii das asas de morcegos Filostomídeos (Chiroptera, Phyllostomidae). 2023. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSilva.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.