Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carlos Alexandre Victorio | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriele Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T11:05:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21830 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Morfologia | pt_BR |
dc.title | Por uma abordagem de classes de palavras nos livros didáticos: uma análise qualitativa com críticas e propostas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4603841659392622 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5105080485242224 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Vivas, Vitor de Moura | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2950202318418885 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho versa sobre da abordagem das classes de palavras nos livros didáticos, com o intuito de mapear se as classes “substantivo”, “adjetivo”, “verbo” e “advérbio” são definidas a partir dos critérios semântico, formal e sintático de classificação, como apontado por Pinilla (2007). Além disso, busca verificar se os capítulos que tratam dessas classes contemplam os três eixos de ensino de português propostos por Vieira (2018): gramática, texto e variação linguística. Para tanto, foram utilizados quatro livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), elaborados para o segundo ano do Ensino Médio, e, a partir de uma análise crítica e qualitativa, observa-se que alguns apresentaram misturas de critérios, bem como ausência deles, definições puramente baseadas nas gramáticas tradicionais, omissão de eixos de ensino, entre outros aspectos. Uma vez findada a análise e registrados os resultados, desenvolveu-se uma proposta de atividade que foi aplicada em uma turma de terceiro período (segundo ano) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Tal atividade foi fundamentada nos estudos feitos e, por isso, pode servir como uma proposta-modelo da abordagem didática de classes de palavras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GGSilva.pdf | 335.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.