Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Carlos Alexandre Victorio-
dc.contributor.authorSilva, Gabriele Gonçalves da-
dc.date.accessioned2023-10-16T11:05:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21830-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.titlePor uma abordagem de classes de palavras nos livros didáticos: uma análise qualitativa com críticas e propostaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4603841659392622pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5105080485242224pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Vivas, Vitor de Moura-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950202318418885pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre da abordagem das classes de palavras nos livros didáticos, com o intuito de mapear se as classes “substantivo”, “adjetivo”, “verbo” e “advérbio” são definidas a partir dos critérios semântico, formal e sintático de classificação, como apontado por Pinilla (2007). Além disso, busca verificar se os capítulos que tratam dessas classes contemplam os três eixos de ensino de português propostos por Vieira (2018): gramática, texto e variação linguística. Para tanto, foram utilizados quatro livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), elaborados para o segundo ano do Ensino Médio, e, a partir de uma análise crítica e qualitativa, observa-se que alguns apresentaram misturas de critérios, bem como ausência deles, definições puramente baseadas nas gramáticas tradicionais, omissão de eixos de ensino, entre outros aspectos. Uma vez findada a análise e registrados os resultados, desenvolveu-se uma proposta de atividade que foi aplicada em uma turma de terceiro período (segundo ano) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Tal atividade foi fundamentada nos estudos feitos e, por isso, pode servir como uma proposta-modelo da abordagem didática de classes de palavras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GGSilva.pdf335.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.