Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21851
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bondarczuk, Simone de Oliveira Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Sabrina Aníbal | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T09:16:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21851 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Grego clássico | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Grego para os pequenos: produção de material didático de grego clássico para o ensino fundamental I e II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0185561003418860 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6272655025597560 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Auto Lyra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7182121834910937 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo discorrer de que maneira o ensino de língua e cultura grega, vinculado a valores éticos e intelectuais, pode contribuir para a formação do pensamento crítico em sala de aula, utilizando-se o material didático como ferramenta pedagógica. A importância de se conhecer a Grécia Antiga (que se desenvolveu entre 2000 e 500 a.C.) se dá ao fato da civilização grega ter legado ao mundo elementos essenciais para a sua constituição. A concepção democrática de governo, a arte da retórica, a filosofia, o teatro e as origens da educação têm suas raízes no pensamento grego. O forte senso crítico grego os levou a questionar absolutamente tudo, desde a transformação do caos em cosmo até a conduta humana dentro da sociedade. A educação grega desenvolveu um conjunto de aprendizado moral e ético que derivava da gramática e da retórica, isto é, duas disciplinas que tinham como atividade fundamental ouvir, ler e decorar versos, principalmente das epopeias homéricas. Os poemas de Homero e Hesíodo foram fundamentais na educação grega, haja vista que as obras desses poetas forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos na vida em comunidade. Os gregos enquanto iniciadores de uma educação, que visava educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e, ao mesmo tempo, tornarem-se cidadãos cada vez mais éticos e justos, são para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS CLASSICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Grego |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SAFerreira.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.