Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21876
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Hormônios efervescentes da adolescência-adulta diante de “Uns braços”: aspectos teológico-doutrinários do pecado nesse conto de Machado de Assis
Autor(es)/Inventor(es): Nunes, Maurício Barbosa
Orientador: Faria, Maria Lucia Guimarães de
Resumo: A presente monografia tem como objetivo tratar de questões de análise comparativa que envolvem a literatura brasileira machadiana e as diversas situações que são vividas ao redor do que se entende por pecado. A trajetória de vida que tive desde a infância, cercada por religiosidade, bem pode ter sido um bom combustível para que isso fosse posto na forma deste trabalho; algo que ficou incubado até ser aflorado nos bancos da UFRJ. Numa saborosa mistura de literaturas teológicas e seculares, pude perceber que, nas entrelinhas do que o célebre Machado de Assis escreve, há uma dose sutil de sentimentos pecaminosos. Nesse viés, tomei como ponto basilar o conto “Uns braços”. Uma boa e marcante linha divisória entre o escritor e o narrador da trama conduz grande parte deste trabalho; para não dizer dele todo. Nele enfatizo como o processo narrativo induz o pensamento dos leitores a imaginarem e até apoiarem atos que, sem a sagacidade desse estilo apimentado de narração, ficariam somente na leitura superficial do texto.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Literatura comparada
Pecado
Religiosidade
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBNunes.pdf307.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.