Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21887
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A erosão do SUS e os rebatimentos para a prática profissional do assistente social: contribuições da crítica Marcuseana ao modo de vida cultural capitalista
Author(s)/Inventor(s): Monteiro, Michelle Tork
Advisor: Bastos, Rogério Lustosa
Abstract: A política de saúde no Brasil passou por um longo processo até atingir seus atuais patamares. Dos princípios da intervenção estatal, em que, de “caso de polícia”, a “questão social” passou a ser tratada como “caso de política”, até a construção de um sistema de saúde baseado em princípios como universalidade, equidade e integralidade, uma série de fenômenos sociais, históricos e conjunturais, ocorreram, sempre envolvendo a luta da classe trabalhadora. O Serviço Social também acompanha tais movimentos da realidade, estando totalmente conectado às suas mudanças, e a partir dos anos 1980 começará a adotar uma postura profissional em consonância com a defesa de direitos até consolidar um Projeto Ético-Político ancorado em uma visão societária que se opõe aos atuais valores hegemônicos. O neoliberalismo, em suas diferentes matizes, dita a hegemonia dessa sociedade, afetando profundamente os indivíduos que a compõe, transformando-os, de cidadãos que lutam por seus direitos, em consumidores que buscam o mercado para satisfazer suas necessidades a partir de uma certa “cultura afirmativa”, criando uma subjetividade hegemônica de consumo, onde dita as regras sob a sociedade. Diante disso, compreende-se os atuais processos de precarização da política de saúde e o reflexo da precarização na atuação dos assistentes sociais em meio ao desmonte da saúde pública no Brasil.
Keywords: Saúde
Serviço social
Neoliberalismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Sep-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MONTEIRO, Michelle Tork. A erosão do SUS e os rebatimentos para a prática profissional do assistente social: contribuições da crítica Marcuseana ao modo de vida cultural capitalista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMonteiro.pdf311.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.