Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21893
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Síntese e caracterização de nanocarbono derivado de lignina
Autor(es)/Inventor(es): Aguiar, Daniele Cristina
Orientador: Araújo, Joyce Rodrigues de
Coorientador: Sales, Jéssica Menezes de Mélo Luzardo
Resumo: A produção de novos materiais com super propriedades está cada vez mais sendo requisitada pelo desenvolvimento tecnológico e a busca por competitividade de produtos que desejam se colocar como um diferencial no mercado. O desenvolvimento de pesquisas para a produção e caracterização desses materiais de alto valor agregado é urgente em nosso país, assim como, a busca por matérias-primas sustentáveis e de fácil acesso, para assim, se obter um produto acessível ao mercado e ao consumidor final. Os nanocarbonos são materiais nanometricos que apresentam inúmeras propriedades interessantes e vêm despertando o interesse da indústria há muitos anos, porém, a produção desses nanocarbonos em sua grande maioria não é escalonável e depende de processos complexos para serem sintetizados, além de envolverem grande gasto de energia e o uso de produtos químicos tóxicos. Esses nanocarbonos, como por exemplo, o grafeno, o óxido de grafeno e o óxido de grafeno reduzido, estão associados em sua maioria a pesquisas acadêmicas e protótipos de aplicação, mas dificilmente um produto com esses nanomateriais chegam ao consumidor final. Neste trabalho, é proposta uma nova metodologia de síntese para a produção de um nanocarbono que parte da utilização da lignina como matéria-prima renovável, e de procedimento térmico simples e com pouco gasto de energia. Os resultados mostraram que a estratégia de pré-tratamento na lignina foi eficiente para a transformação da biomassa em um possível nanocarbono através de um processo de termoconversão. A análise para demonstrar a eficiência do método proposto se deu pela caracterização dos nanocarbonos obtidos através de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), Raman e microscopia óptica, comparando-os aos materiais de referência de óxido de grafeno sintetizados pela metodologia Hummers e óxido de grafeno reduzido, fornecidos pelo Laboratório de Fenômenos de Superfície (Lafes) do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (INMETRO).
Palavras-chave: Carbono
Nanotecnologia
Óxido de grafeno
Lignina
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::QUIMICA DE MACROMOLECULAS
Unidade produtora: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jun-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AGUIAR, Daniele Cristina. Síntese e caracterização de nanocarbono derivado de lignina. 2023. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_manuscrito_Daniele.._compressed.pdf650.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.