Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21900
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : "Mulheres sem alma?!": sofrimento, racismo e violência de Estado
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Priscila Marques Niza de
Tutor: Passos, Rachel Gouveia
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso trata do adoecimento e medicalização das mulheres, majoritariamente negras, ocasionados pela atuação do braço penal do Estado nas suas vidas. Trata também de como a formação social brasileira possui suas bases no racismo, na misoginia, na manicomialização dos corpos e como essa estrutura é responsável por determinar quem deve viver e qual será a qualidade de vida desse indivíduo. O objetivo é enfatizar, denunciar e registrar nesse, entre tantos outros trabalhos acadêmicos com temas similares, como as mulheres negras estão sujeitas a uma lógica de sofrimento, dor e adoecimento pela perda de seus familiares e/ou pela convivência com essas pessoas mutiladas, sem nenhum tipo de assistência financeira e/ou psicológica do Estado, tendo no uso de psicotrópicos, como ansiolíticos e antidepressivos, um respiro para as suas dores.
Materia: Violência
Mulheres
Racismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-jul-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Priscila Marques Niza de. "Mulheres sem alma?!": sofrimento, racismo e violência de Estado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
POliveira.pdf278.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.