Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21902
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Utilização da microalga Nannochloropsis Oceanica para obtenção de celulose
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Fernanda Almeida da
Orientador: Rodrigues, Silas Pessini
Resumo: A indústria da moda é uma das cinco mais poluentes do mundo junto com outras fontes poluidoras como a monocultura, utilização de agrotóxicos, utilização de recursos hídricos, intoxicação crônica do solo e envenenamento de lençóis freáticos (NIINIMÄKI et al., 2020). Está também associada a mazelas sociais, por exemplo exploração de mão de obra análoga à escravidão (AMARAL; OMETTO, 2019). Em 2018, a produção mundial de fibras totais foi de 107 milhões de toneladas. Tal produção mais que dobrou nos últimos 20 anos, e deve atingir 145 milhões de toneladas até o ano de 2030. Diante da necessidade de maior produção de fibras têxteis e a limitação ambiental de plantio, é necessário o desenvolvimento de outras fontes de fibras menos ambientalmente custosas. O principal componente químico da fibra de algodão é o polímero de celulose, o composto orgânico mais abundante naturalmente que está presente em todos os biomas. A exploração de fontes alternativas para a produção deste polímero de relevância econômica e ambiental são de muita importância considerando as projeções futuras, nas quais as demandas de fibras podem superar a produção. Este trabalho teve como objetivo realizar o cultivo da microalga Nannochloropsis oceanica em utilizando meio de cultivo f/2 Guillard, para a determinação de curva de crescimento das microalgas através de espectrofotometria para determinar o comportamento do cultivado e posteriormente, purificação e extração de celulose. Para isso, o acompanhamento do cultivo foi realizado através de leituras de absorbância a 750nm em espectrofotômetro dos 6 reatores em Erlenmeyer de 250mL que foram montados. A revisão bibliográfica indica que é possível modular a concentração de compostos de interesse ao submeter as microalgas a fatores de stress. Os resultados positivos apresentados neste trabalho, gerados através de levantamento bibliográfico sobre metodologia de produção de celulose tendo as microalgas como fonte de produção, pode originar um método completamente novo de recuperação além de uma oportunidade importante para viabilizar a produção dos biocombustíveis em larga escala, podem vir a ser de interesse para a biotecnologia mundialmente.
Palavras-chave: Biocombustíveis
Biomassa
Alga marinha
Cultivo
Celulose
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::QUIMICA DE MACROMOLECULAS
Unidade produtora: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Fernanda Almeida da. Utilização da microalga Nannochloropsis Oceanica para obtenção de celulose. 2023. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mo no gra fia - fer nan da_compressed (1).pdf980.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.