Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21905
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Da escravidão ao assujeitamento social do homem negro na cultura capitalista: uma análise da subjetividade a partir do Serviço social
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Roberto Rodrigues
Advisor: Bastos, Rogério Lustosa
Abstract: No movimento Filosófico, Político e Econômico de construção da modernidade colonial, se observou a emergência do modo de produção capitalista em que na relação do homem colonial com a natureza e com outros “homens”, tornou hegemônico uma forma de ser e de se estar no mundo, que privilegia o homem branco em detrimento do “homem” negro. A naturalização das relações pautadas pela discriminação racial tornou-se um elemento cultural exacerbado pela sociedade industrial / burguesa que ao desenvolver a tecnologia, desenvolve formas de dominação que não admite a busca de sua superação fora de sua própria lógica. Situando o próprio negro/a como protagonista na luta pela libertação, a perspectiva pós-colonial, que se originou nas discussões sobre a emancipação das colônias da África e da Ásia logo após a segunda guerra mundial, foi principalmente produzida por intelectuais da diáspora do terceiro mundo que situaram o racismo e a escravidão no centro da formação do mundo moderno, demonstrando a importância da raça como fator fundamental da consolidação e emergência do capitalismo. Tais referências relacionam-se com o pensamento de Herbert Marcuse sobre a Cultura afirmativa. No pensamento de MARCUSE (1981, 1982, 1997), é a cultura do capitalismo globalizado, a qual, além de discriminar o diferente, se baseia num "modelo" simbólico de um sujeito, que tem a ver com a criação de uma subjetividade dominante.
Keywords: Cultura
Negros
Subjetividade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Roberto Rodrigues. Da escravidão ao assujeitamento social do homem negro na cultura capitalista: uma análise da subjetividade a partir do Serviço social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RRibeiro.pdf340.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.