Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21908
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Laqueadura tubária: perspectiva de gênero, maternidades e desigualdades
Autor(es)/Inventor(es): Zonias, Suzane Cuba dos Santos
Tutor: Mastropaolo, Maria Josefina
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso busca refletir e identificar os diferentes fatores sociais que levam a uma mulher a desejar a realização da laqueadura tubária. Foi organizado em três capítulos. No primeiro, refletimos sobre a condição das mulheres nas relações assimétricas de gênero e a tarefa do trabalho de cuidado de caráter predominante feminino nas relações sociais privadas, analisando o movimento do Estado e da sociedade para a perpetuação dessa condição feminina. O segundo capítulo buscou desvendar o mito do amor materno e as relações das mulheres com a maternidade e seus determinantes raciais. Por fim, analisa-se os fatores sociais da laqueadura tubária e a atuação profissional do Serviço Social nessas demandas. A partir da contextualização nos capítulos anteriores, procura-se entender como a responsabilização do cuidado feminino e a responsabilidade pela maternidade interferem na escolha pela laqueadura tubária, um método contraceptivo definitivo. Tendo em vista o perfil das gestantes de alto risco fetal atendidas no campo de estágio, analisa-se suas demandas e questões levantadas nos atendimentos, que caracterizam os motivos que as levaram a escolher a esterilização cirúrgica, e a atuação profissional do Serviço Social nesses casos. Conclui-se que as questões anteriormente mencionadas fazem parte dos motivos que levam as mulheres a optar pela limitação da fertilidade de modo definitivo. A sobrecarga pelo cuidado feminino, a deficiência da educação sexual, a precarização do serviço público de saúde, a influência do parceiro no não uso do preservativo nas relações sexuais e a liberdade sexual feminina foram temas identificados nos atendimentos e encontrados também na literatura como fatores influenciadores nessa escolha. Assim, laqueadura é um mecanismo de limitação da fertilidade que traduz outras prioridades pessoais que não a maternidade, mas que ainda demonstra o caráter feminino da prevenção da gestação.
Materia: Esterilização tubária
Maternidade
Serviço social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-abr-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ZONIAS, Suzane Cuba dos Santos. Laqueadura tubária: perspectiva de gênero, maternidades e desigualdades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SZonias.pdf517.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.