Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21911
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avanços e retrocessos da agenda contemporânea: a ascensão das comunidades “terapêuticas” e o projeto neoliberal na política de saúde mental no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Sassaro, Tayara Felippe Pinheiro
Advisor: Menezes, Débora Holanda Leite
Abstract: O estudo reflete uma breve análise acerca de uma agenda de avanços e dos significativos retrocessos das políticas de saúde mental no Brasil. A construção deste trabalho teve como foco discutir as articulações políticas, econômicas e sociais que se inscrevem no campo da saúde mental brasileira frente aos ataques ultraneoliberais. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica e documental, sendo utilizados para fins de pesquisa os documentos normativos, de caráter público, e literaturas que dialogam com a temática, a fim de aproximarmos de uma análise crítica do movimento da ofensiva neoliberal na condução das políticas de saúde mental no Brasil na agenda contemporânea. A estrutura do estudo busca: trazer uma análise aproximada da concepção de “loucura” e os impactos políticos que se desdobram acercam de ideologias conservadoras; debater os processos complexos que atravessam a desinstitucionalização da saúde mental no Brasil; apoiar no pensamento crítico acerca da reatualização de práticas neoliberais na saúde mental, tendo em vista a ascensão das Comunidades Terapêuticas; e discutir os desafios impostos para o campo. Tal interesse se justificou pelo compromisso de se debruçar na pesquisa e produção de conhecimento crítico dialético, sob a ótica do código ético-político do Serviço Social brasileiro a fim de propiciar uma sociedade emancipada.
Keywords: Saúde mental
Atenção psicossocial
Neoliberalismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SASSARO, Tayara Felippe Pinheiro. Avanços e retrocessos da agenda contemporânea: a ascensão das comunidades “terapêuticas” e o projeto neoliberal na política de saúde mental no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSassaro.pdf646.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.