Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21911
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avanços e retrocessos da agenda contemporânea: a ascensão das comunidades “terapêuticas” e o projeto neoliberal na política de saúde mental no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Sassaro, Tayara Felippe Pinheiro
Orientador: Menezes, Débora Holanda Leite
Resumo: O estudo reflete uma breve análise acerca de uma agenda de avanços e dos significativos retrocessos das políticas de saúde mental no Brasil. A construção deste trabalho teve como foco discutir as articulações políticas, econômicas e sociais que se inscrevem no campo da saúde mental brasileira frente aos ataques ultraneoliberais. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica e documental, sendo utilizados para fins de pesquisa os documentos normativos, de caráter público, e literaturas que dialogam com a temática, a fim de aproximarmos de uma análise crítica do movimento da ofensiva neoliberal na condução das políticas de saúde mental no Brasil na agenda contemporânea. A estrutura do estudo busca: trazer uma análise aproximada da concepção de “loucura” e os impactos políticos que se desdobram acercam de ideologias conservadoras; debater os processos complexos que atravessam a desinstitucionalização da saúde mental no Brasil; apoiar no pensamento crítico acerca da reatualização de práticas neoliberais na saúde mental, tendo em vista a ascensão das Comunidades Terapêuticas; e discutir os desafios impostos para o campo. Tal interesse se justificou pelo compromisso de se debruçar na pesquisa e produção de conhecimento crítico dialético, sob a ótica do código ético-político do Serviço Social brasileiro a fim de propiciar uma sociedade emancipada.
Palavras-chave: Saúde mental
Atenção psicossocial
Neoliberalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Nov-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SASSARO, Tayara Felippe Pinheiro. Avanços e retrocessos da agenda contemporânea: a ascensão das comunidades “terapêuticas” e o projeto neoliberal na política de saúde mental no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSassaro.pdf646.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.