Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21915
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância do serviço humanizado nas delegacias especializadas no atendimento à mulher para o combate a violência de gênero no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Chaves, Natália Sobrinho
Advisor: Nunes, Daniel Capecchi
Abstract: O presente trabalho trata sobre violência de gênero no Brasil, buscando analisar como o serviço humanizado nas delegacias especializadas no atendimento à mulher é significativo no combate a essa violência. Nota-se que o Brasil, em toda a sua história, conviveu com um alto indicie de violência contra a mulher e, por essa razão, foi necessário o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse tema. Por esse motivo, o objetivo desse trabalho é demonstrar a importância de uma legislação específica e de serviços mais humanizados para que essas mulheres vítimas possam denunciar o que estão vivendo e garantir seus direitos. Para tanto, foi empregado o método dedutivo a partir de uma análise bibliográfica somada a uma análise qualitativa dos dados e estatísticas extraídos de pesquisas publicadas pelos órgãos de justiça e segurança pública nos últimos anos. Diante disso, ficou evidente a relevância do advento da Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha, no combate à violência contra a mulher no Brasil e a importância do atendimento humanizado para que as vítimas realizem as denúncias de forma segura.
Keywords: Violência contra a mulher
Lei Maria da Penha
Delegacias especializadas
Atendimento humanizado
Violência de gênero
Violence against women
Maria da Penha Law
Specialized police stations
Humanized service
Gender violence
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CHAVES, Natália Sobrinho. A importância do serviço humanizado nas delegacias especializadas no atendimento à mulher para o combate a violência de gênero no Brasil. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NSChaves.pdf410.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.