Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21925
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Racismo e saúde do homem negro: subsídios do debate da masculinidade negra para a intervenção do serviço social no SUS
Author(s)/Inventor(s): Pinto, William Alexandre Toledo
Advisor: Kilduff, Fernanda
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso, visa evidenciar os aspectos que cingem a saúde do homem negro, tomando como base o debate das masculinidades negras enquanto masculinidade marginalizada, e inserida num lugar de desvalorização da vida, em função da realidade prática, fruto de uma lógica de poder capitalista e patriarcal, que tem o racismo como fundamento central. Nesse sentido, a pesquisa realizada se dá em enfatizar, como a classificação racial passou a ser aspecto intrínseco da modernidade, através da colonização e escravização dos negros africanos, e a partir disso, remontar historicamente os processos de conformação histórica brasileira dentro de tal dinâmica. Através do olhar para a macroestrutura da vida social, o trabalho também se vale de ferramentas teórico metodológicas, como a Interseccionalidade e Necropolítica, para pensar os impactos dos marcadores de raça, gênero, e classe, diretamente nas condições de vida do homem negro brasileiro, e por conseguinte em sua saúde. Ao fim, o trabalho almeja demarcar articulações com os avanços e necessidades do debate racial à política de saúde brasileira, e alinhar o diálogo sobre masculinidades negras, como uma importante contribuição para o trabalho profissional do Serviço Social inserido no âmbito do Sistema Universal de Saúde – SUS, no sentido de uma intervenção antirracista. A pesquisa tem o intuito de proporcionar reflexões que agreguem para um olhar crítico acerca da realidade concreta do homem negro, de forma que esses sujeitos sejam compreendidos enquanto cidadãos plurais, detentores de diretos, e que precisam ter seus interesses e possibilidade de uma vida digna e saudável, protegidos pelo Estado e pelas políticas públicas.
Keywords: Racismo
Serviço social
Sistema Único de Saúde
Masculinidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PINTO, William Alexandre Toledo. Racismo e saúde do homem negro: subsídios do debate da masculinidade negra para a intervenção do serviço social no SUS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WPinto.pdf362.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.