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http://hdl.handle.net/11422/21951
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tenenblat, Mably Jane Trindade | - |
dc.contributor.author | Espirito Santo, Amanda Nobre do | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T19:00:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.citation | ESPIRITO SANTO, Amanda Nobre do. Crianças e adolescentes com deficiência intelectual: breve análise da intervenção profissional do Serviço social no Instituto Severa Romana (ISR). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21951 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.title | Crianças e adolescentes com deficiência intelectual: breve análise da intervenção profissional do Serviço social no Instituto Severa Romana (ISR) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Charles Toniolo de | - |
dc.contributor.referee2 | Nicacio, Erimaldo Matias | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma reflexão acerca dos principais desafios enfrentados pelo Serviço Social no âmbito da intervenção profissional com famílias de crianças e adolescentes com deficiência intelectual atendidos pelo Instituto Severa Romana (ISR). Fundada em 1969, trata-se de uma associação não governamental beneficente de Assistência Social, reconhecida como utilidade pública federal, estadual e municipal. Cumpre mencionar que o interesse em pesquisar esse tema partiu da experiência em meu campo de estágio, realizado na referida instituição no período de 2018 a 2019. Como instrumentos e técnicas de investigação qualitativa foram privilegiados o diário de campo, o relatório de atividades elaborados no período de estágio, a análise institucional desenvolvida para a disciplina de Orientação Teórico Prática (OTP I), bem como a pesquisa bibliográfica sobre o tema – a partir de leituras de teses, artigos e dissertações de mestrado que abordam a referida temática. Diante do cenário de discriminações, preconceitos e estigmas, por vezes, fruto do desconhecimento e de informações deturpadas sobre a deficiência intelectual, pretende-se conferir maior visibilidade às demandas por direitos dessas pessoas, evidenciando os limites e dificuldades das famílias diante da desproteção e desresponsabilização do Estado em oferecer políticas públicas e sociais para este segmento populacional, deixando, invariavelmente, a responsabilidade a cargo da sociedade civil, como é o caso do Instituto Severa Romana. Por fim, pretende-se, ainda, contribuir para o fomento da produção acadêmica sobre o tema no âmbito do Serviço Social brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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