Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21951
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Crianças e adolescentes com deficiência intelectual: breve análise da intervenção profissional do Serviço social no Instituto Severa Romana (ISR) |
Autor(es)/Inventor(es): | Espirito Santo, Amanda Nobre do |
Tutor: | Tenenblat, Mably Jane Trindade |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma reflexão acerca dos principais desafios enfrentados pelo Serviço Social no âmbito da intervenção profissional com famílias de crianças e adolescentes com deficiência intelectual atendidos pelo Instituto Severa Romana (ISR). Fundada em 1969, trata-se de uma associação não governamental beneficente de Assistência Social, reconhecida como utilidade pública federal, estadual e municipal. Cumpre mencionar que o interesse em pesquisar esse tema partiu da experiência em meu campo de estágio, realizado na referida instituição no período de 2018 a 2019. Como instrumentos e técnicas de investigação qualitativa foram privilegiados o diário de campo, o relatório de atividades elaborados no período de estágio, a análise institucional desenvolvida para a disciplina de Orientação Teórico Prática (OTP I), bem como a pesquisa bibliográfica sobre o tema – a partir de leituras de teses, artigos e dissertações de mestrado que abordam a referida temática. Diante do cenário de discriminações, preconceitos e estigmas, por vezes, fruto do desconhecimento e de informações deturpadas sobre a deficiência intelectual, pretende-se conferir maior visibilidade às demandas por direitos dessas pessoas, evidenciando os limites e dificuldades das famílias diante da desproteção e desresponsabilização do Estado em oferecer políticas públicas e sociais para este segmento populacional, deixando, invariavelmente, a responsabilidade a cargo da sociedade civil, como é o caso do Instituto Severa Romana. Por fim, pretende-se, ainda, contribuir para o fomento da produção acadêmica sobre o tema no âmbito do Serviço Social brasileiro. |
Materia: | Crianças Adolescentes Saúde mental |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Unidade de producción: | Escola de Serviço Social |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 1-abr-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | ESPIRITO SANTO, Amanda Nobre do. Crianças e adolescentes com deficiência intelectual: breve análise da intervenção profissional do Serviço social no Instituto Severa Romana (ISR). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AEspiritoSanto.pdf | 340.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.