Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21953
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gênero e raça como determinações essenciais da reprodução capitalista através do trabalho reprodutivo: uma aproximação inicial
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Amanda Rodrigues e
Orientador: Gouvea, Marina Machado de Magalhães
Resumo: O presente trabalho pretende se aproximar preliminarmente do debate sobre o papel das mulheres na reprodução capitalista, relacionando-o à lei geral da acumulação capitalista a partir da teoria da reprodução social. Passa, portanto, por temas complexos como o desdobramento do trabalho reprodutivo como valor ou não-valor; as contradições entre a finalidade de obtenção de lucro e a reprodução de pessoas; a mercantilização de parte do trabalho reprodutivo; as péssimas condições de trabalho das trabalhadoras domésticas assalariadas. O faz à maneira de aproximação preliminar, compreendendo a categoria reprodução social como uma categoria analítica valiosa para a luta anticapitalista pela emancipação humana, articulando classe, gênero e raça.
Palavras-chave: Trabalho
Raças
Gênero
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Abr-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Amanda Rodrigues e. Gênero e raça como determinações essenciais da reprodução capitalista através do trabalho reprodutivo: uma aproximação inicial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASilva.pdf311.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.