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http://hdl.handle.net/11422/21954
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Garcia, Joana Angélica Barbosa | - |
dc.contributor.author | Rosa, Ana Elena Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T19:16:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Ana Elena Ribeiro. Socioeducação ou punitivismo?: visões e práticas com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21954 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direitos das crianças | pt_BR |
dc.subject | Direitos dos adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Socioeducação ou punitivismo?: visões e práticas com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou problematizar a ambiguidade no uso da culpabilização e da responsabilização dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em decorrência da prática ou da acusação de ato infracional. Observa criticamente sobre quais condições estas medidas são impostas e executadas, bem como evidencia o processo de criminalização da pobreza e seus desdobramentos na vida de milhares de adolescentes e suas famílias. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados recursos bibliográficos e a pesquisa de dados publicados para darem embasamento as reflexões e críticas propostas. Neste trabalho, foram apresentadas considerações sobre a cidadania infantojuvenil, com base no levantamento das principais legislações acerca dos direitos das crianças e dos adolescentes, no intuito de demonstrar a discrepância existente entre a formal e o praticado. Foram abordadas a visão dominante sobre o conceito e as expectativas em torno da chamada família estruturada. Sobre a criminalização da pobreza, buscou-se considerar sua incidência na leitura acerca das assim denominadas familias desestruturadas. Ao final, foram apresentadas questões para contribuirem propositivamnete ao debate sobre intervenção social com adolescentes a quem se atribui o cometimento do ato infracional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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