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dc.contributor.advisorGarcia, Joana Angélica Barbosa-
dc.contributor.authorRosa, Ana Elena Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-10-30T19:16:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:02Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationROSA, Ana Elena Ribeiro. Socioeducação ou punitivismo?: visões e práticas com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21954-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos das criançaspt_BR
dc.subjectDireitos dos adolescentespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSocioeducação ou punitivismo?: visões e práticas com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou problematizar a ambiguidade no uso da culpabilização e da responsabilização dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em decorrência da prática ou da acusação de ato infracional. Observa criticamente sobre quais condições estas medidas são impostas e executadas, bem como evidencia o processo de criminalização da pobreza e seus desdobramentos na vida de milhares de adolescentes e suas famílias. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados recursos bibliográficos e a pesquisa de dados publicados para darem embasamento as reflexões e críticas propostas. Neste trabalho, foram apresentadas considerações sobre a cidadania infantojuvenil, com base no levantamento das principais legislações acerca dos direitos das crianças e dos adolescentes, no intuito de demonstrar a discrepância existente entre a formal e o praticado. Foram abordadas a visão dominante sobre o conceito e as expectativas em torno da chamada família estruturada. Sobre a criminalização da pobreza, buscou-se considerar sua incidência na leitura acerca das assim denominadas familias desestruturadas. Ao final, foram apresentadas questões para contribuirem propositivamnete ao debate sobre intervenção social com adolescentes a quem se atribui o cometimento do ato infracional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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