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Type: Trabalho publicado em evento
Title: Análise preliminar do custo-benefício no adiantamento da implantação do diesel B-20 na cidade do Rio de Janeiro
Other Titles: Preliminary cost-benefit analysis in advance of implementation of the B-20 diesel in the city of Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Pabst, Gabriel
Pereira, Carlos Augusto Arentz
Young, Carlos Eduardo Frickmann
Abstract: O presente trabalho busca identificar os impactos econômicos associados à utilização de 20% de biodiesel no atual combustível utilizado pelos ônibus urbanos públicos do município do Rio de Janeiro conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 44.210/2018. Para tanto, levantou-se dados relacionados ao setor e identificou-se o custo adicional referente aos fatores logísticos, de produção e depreciação inerentes a essa conversão. Adicionalmente, comparou-se este custo com a aquisição de créditos de carbono suficientes para neutralizar as emissões de dióxido de carbono afim de identificar a economicidade inerente a adoção ou não da conversão em análise. Os resultados mostram que benefícios de redução de emissões de gases de efeito estufa, medido pelos preços atuais de mercado, respondem por cerca de três quartos dos custos adicionais de implementação do programa, que também traz outros benefícios sociais, como redução de emissão de gases tóxicos e poluição local, e diminuição de custos hospitalares devido a menor incidência de doenças respiratórias, alérgicas, cardiovasculares, neurológicas e câncer de pulmão.
Abstract: The present study seeks to identify the economic impacts associated with the adoption of a 20% biodiesel utilization model in the current fuel used by public urban buses in the city of Rio de Janeiro, as established by Municipal Decree No. 44.210 / 2018. To do so, data related to the sector was raised and the additional cost related to the logistics, production, and depreciation factors inherent to this conversion was identified. In addition, this cost was compared with that related to the acquisition of carbon credits sufficient to neutralize carbon dioxide emissions in the order of magnitude found in a scenario in which the conversion to the concentration studied is implemented in order to identify the inherent economicity whether or not the conversion is being considered. The results show that the benefits of reducing greenhouse gas emissions, measured by current market prices, account for about three-quarters of the additional costs of implementing the program, which also brings other social benefits such as reduction of toxic gas emissions and local pollution, and lower hospital costs due to lower incidence of respiratory, allergic, cardiovascular, neurological, and lung cancer diseases.
Keywords: Biocombustíveis
Biodiesel
Transporte público
Valoração ambiental
Economia dos transportes
Rio de Janeiro (RJ)
Biofuels
Public transportation
Environmental valuation
Transport economics
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Sociedade Brasileira de Economia Ecológica
In: Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica
Issue: 13
Issue Date: Sep-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISSN: 2175-3970
Citation: PABST, Gabriel; PEREIRA, Carlos Augusto Arentz; YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann. Análise preliminar do custo-benefício no adiantamento da implantação do diesel B-20 na Cidade do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA, 13., 2019, Campinas. Anais [...] . Campinas: Ecoeco, 2019.
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

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