Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21971
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Política de drogas no Brasil: breves reflexões sobre a desresponsabilização do Estado e as comunidades terapêuticas
Author(s)/Inventor(s): Souza, Graziely Alencar de
Advisor: Leite, Débora Holanda
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo contextualizar e entender os impactos gerados da relação do usuário de álcool e drogas com as respostas advindas por parte do Estado. Logo, para isso faz se necessário fazer uma contextualização completa, principalmente da herança proibicionista que as Leis de Drogas do Brasil incorporam dos Estados Unidos, após essa contextualização entramos a fundo para entender quem são os usuários mais afetados com essa política coercitiva e punitivista. Por fim, o trabalho traz a desresponsabilização do Estado através das Comunidades Terapêuticas, tendo em vista que o mesmo não se movimenta afim de entender esses usuários e investir mais nos CAPSad, mas prefere terceirizar essa função e deixar que outros atores ocupem esses espaços.
Keywords: Drogas
Prisão
Comunidades terapêuticas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Graziely Alencar de. Política de drogas no Brasil: breves reflexões sobre a desresponsabilização do Estado e as comunidades terapêuticas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSouza.pdf612.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.