Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21971
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Política de drogas no Brasil: breves reflexões sobre a desresponsabilização do Estado e as comunidades terapêuticas
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Graziely Alencar de
Orientador: Leite, Débora Holanda
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contextualizar e entender os impactos gerados da relação do usuário de álcool e drogas com as respostas advindas por parte do Estado. Logo, para isso faz se necessário fazer uma contextualização completa, principalmente da herança proibicionista que as Leis de Drogas do Brasil incorporam dos Estados Unidos, após essa contextualização entramos a fundo para entender quem são os usuários mais afetados com essa política coercitiva e punitivista. Por fim, o trabalho traz a desresponsabilização do Estado através das Comunidades Terapêuticas, tendo em vista que o mesmo não se movimenta afim de entender esses usuários e investir mais nos CAPSad, mas prefere terceirizar essa função e deixar que outros atores ocupem esses espaços.
Palavras-chave: Drogas
Prisão
Comunidades terapêuticas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Graziely Alencar de. Política de drogas no Brasil: breves reflexões sobre a desresponsabilização do Estado e as comunidades terapêuticas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSouza.pdf612.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.