Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21989
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Suicídios, ultra-individualismo e subjetividade hegemônica: uma discussão a partir do homem unidimensional marcuseano
Author(s)/Inventor(s): Silva, Liliane Leite da
Advisor: Bastos, Rogério Lustosa
Abstract: O presente trabalho de pesquisa pretende demonstrar o quanto o capitalismo tardio, através da cultura afirmativa e da subjetividade hegemônica, em alguns casos, indiretamente, pode ser significativo para firmar certos suicídios. Partindo de uma análise de sua cultura afirmativa, a qual, segundo o pensamento marcuseano, está globalizada, veremos que ela é um dos grandes apoios na reprodução e no domínio dessa ordem, praticamente criando assujeitamento do homem aos valores da sociedade de consumo. Isto implica que, de um lado, vive-se sob égide de um extremo individualismo cujo um dos slogans reinantes diz que “A usura é boa”. Isto, é claro, tende a desestimular quaisquer lutas coletivas. De outro, o capitalismo no século XXI sustenta esses e outros absurdos, pois que, além de ditar as condições econômicas, dita também um modo de vida totalmente consumista, o qual ocorre porque o capitalismo passou a ocupar a “alma “humana. Na realidade, tal ocupação ocorre para transformar essa alma, em uma “alma” de consumo, que é a subjetividade hegemônica. A partir disto, a rigor, o homem passa a desejar, falar, pensar e ver de acordo como os valores da ordem consumista, adotando vida altamente individualista. Então, essa subjetividade, associada as privatizações em excesso, quebra total de direitos e austeridade (tripé do atual domínio do capital globalizado), afora criar miséria e desemprego para a maior parte da população, exerce pressão sobre as famílias e algumas delas criam vínculos simbióticos e esquizoides. Estes vínculos, em tese, em vez de promoverem a autonomia, o respeito, a emancipação de si e do outro, funcionam como o seu oposto. Resultado: essa subjetividade hegemônica pode gestar um sujeito cujos laços significativos são inexistentes. Nesta situação, não em todos os casos, mas em alguns, surgem tentativas de suicídio ou até o suicídio fatal.
Keywords: Ação afirmativa
Subjetividade
Suicídio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Liliane Leite da. Suicídios, ultra-individualismo e subjetividade hegemônica: uma discussão a partir do homem unidimensional marcuseano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf337.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.