Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2198
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Conselhos escolares nas escolas públicas municipais de Duque de Caxias: entre a burocratização e a mobilização |
Autor(es)/Inventor(es): | Lopes, Isabel Cristina Leite |
Tutor: | Fernández, Silvina Julia |
Resumen: | A legislação nacional determina algumas ações favorecendo a gestão democrática e participativa nas escolas públicas. A Constituição Federal de 1988 estabelece que as escolas públicas devem possuir gestão democrática. É uma mudança importante, porém restrita apenas às escolas públicas e não deixa claro como essa gestão deve ser feita. Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), no seu artigo 14, ratifica a gestão democrática das escolas públicas, desta vez, através da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e da participação da comunidade escolar e local por meio dos conselhos escolares. Desta forma, os sistemas de ensino devem se organizar da melhor forma para garantir a participação social garantindo suas especificidades, diversidades e necessidades. Nesse contexto, este trabalho investiga a participação social na gestão escolar por meio dos conselhos escolares. Ele faz parte de uma pesquisa mais ampla, coordenada pela Prof.ª Dr.ª Silvina Julia Fernández, denominada: “Concepções de Planejamento e Gestão Escolar: Políticas Públicas, Projetos Político Pedagógicos e Democratização do Cotidiano Escolar”. A vertente dessa pesquisa que será investigada por mim, parte pelo interesse em como a escola democratiza a gestão pública e torna a comunidade escolar participativa e representada, contribuindo para a formação política e cidadã dos sujeitos que ocupam o espaço escolar. Partindo desses princípios a investigação será iniciada e conduzida para ouvir os gestores das escolas investigadas, buscando responder as seguintes questões: A organização da gestão participativa ocorre partindo da autonomia das próprias escolas? Como os gestores percebem essa organização para garantir a participação social? Além disso, como os gestores avaliam a participação social? Consideram a participação social, por meio dos conselhos, relevante para a elaboração do projeto político-pedagógico e a resolução dos problemas escolares em função de garantir os direitos de aprendizagem dos alunos? Reconheço a necessidade de que todos e todas os/as integrantes da comunidade escolar sejam representados ou se façam representantes nos debates, diálogos e nas tomadas de decisões na escola, mas me questiono se só a legislação garantirá a gestão democrática e participativa. Por isso, pretendo conhecer as representações dos gestores escolares sobre o planejamento, as estratégias e a organização das escolas investigadas para garantir a democratização do ensino e, em especial, a permanência e o sucesso educacional dos estudantes nas escolas públicas. Para isso, metodologicamente, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com as equipes gestoras de quinze escolas selecionadas para o projeto coordenado pela Prof.ª Silvina Fernández. Paralelamente, consideramos a Legislação específica do Município de Duque de Caxias, assim como as exigências dos Planos Nacional e Municipal de Educação para conferirmos o que essa legislação estipula quanto à participação e à gestão democrática nas unidades escolares. |
Materia: | Administração escolar Democracia Escola pública Conselho de escola |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | abr-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | LOPES, Isabel Cristina Leite. Conselhos escolares nas escolas públicas municipais de Duque de Caxias: entre a burocratização e a mobilização. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ICLLopes.pdf | 958.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.