Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22028
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Garcia, Joana Angélica Barbosa | - |
dc.contributor.author | Santos, Taiza | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T17:59:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Taiza. Conselho tutelar e as tramas em torno da proteção integral de crianças e adolescentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22028 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conselhos tutelares | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | Conselho tutelar e as tramas em torno da proteção integral de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa a importância de articulação dos atores que fazem parte do chamado Sistema de Garantia de Direito (SGD) para efetivação da proteção integral. O Conselho Tutelar foi escolhido como um dos atores deste SGD responsáveis em zelar pelo cumprimento do direito da criança e do adolescente e por ser este um dos órgãos fundamentais da rede proteção, uma vez que é a porta de entrada de várias demandas associadas a violações cometidas contra crianças e adolescentes. A política social de educação foi também escolhida como exemplificadora privilegiada do arranjo intersetorial que constitui o SGD. A metodologia se baseou em pesquisas bibliográficas, observações e experiências do cotidiano. Pautou-se também em diálogos, através de entrevistas e questionários com profissionais que fazem parte do arranjo intersetorial. A pesquisa ampliou a compreensão da temática, possibilitando uma análise reflexiva e crítica da realidade que, por sua vez, indica um processo inacabado em relação ao princípio de proteção integral garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSantos.pdf | 485.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.