Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22032
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência do conservadorismo neopentecostal na política brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Vanessa Chaves Ferreira da
Oliveira, Rafaela Coelho
Orientador: Soares, Ilma Rezende
Resumo: O problema exposto neste trabalho é o avanço do discurso fundamentalista religioso e conservador, que estaria influenciando na construção de políticas enviesadas com interesses particulares e que afetam diretamente o desenvolvimento e a implementação de políticas sociais no Brasil. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a influência deste discurso, sobretudo o religioso neopentecostal, e de que forma este incide na condução das decisões no campo político no nosso país. Já os objetivos específicos são: a) analisar como personagens religiosos ganham força na política brasileira e b) avaliar como esses grupos se organizam para gerar resultados como os das eleições de 2018. A justificativa desse tema foi a observação do avanço agressivo do conservadorismo religioso a partir das eleições presidenciais de 2018. A metodologia utilizada foi o estudo empírico sobre o histórico da democracia brasileira e a proximidade do discurso conservador religioso com a política do País, quantitativo por amostragem e em termos bibliográficos os escritos de autores, como o intelectual Edmund Burke. Este trabalho se divide em três capítulos: no primeiro capítulo, há a conceituação de Democracia, Conservadorismo e Neopentecostalismo. No segundo capítulo, abordamos o golpe militar de 1964, o processo de abertura democrática e os fundamentos da Constituição de 1988. No terceiro e último capítulo, tratamos do conservadorismo político presente no discurso dos vereadores da câmara municipal do Rio de Janeiro e seus reflexos nas eleições presidenciais de 2018. Este trabalho buscou refletir sobre a influência neopentecostal conservadora no comportamento político no Brasil. Uma conclusão preliminar é que o discurso conservador neopentecostal está gradativamente construindo políticas contraditórias ao princípio democrático.
Palavras-chave: Conservantismo
Política e religião
Pentecostais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROCHA, Vanessa Chaves Ferreira da ; OLIVEIRA, Rafaela Coelho. A influência do conservadorismo neopentecostal na política brasileira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRocha.pdf440.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.