Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22036
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da aptidão agroclimática e do calendário de cultivo para a localidade do Parque de Madureira como subsídio ao Projeto Hortas Cariocas do município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Leonardo Lotsch da Cunha
Orientador: Paiva, Célia Maria
Resumo: A agricultura urbana tem se mostrado uma ferramenta essencial para solucionar questões complexas de dimensões econômica, social e ambiental. Pode ser utilizada para atenuar as dificuldades de acesso à alimentação saudável pelas populações em situação de vulnerabilidade, gerar empregos e promover a educação ambiental. O presente trabalho visa avaliar a aptidão agroclimática, bem como o calendário de cultivo, de um grupo culturas, para a horta urbana do Parque de Madureira localizado no município do Rio de Janeiro-RJ, em relação ao clima atual e às projeções climáticas futuras de curto prazo (2021-2040) do IPCC, para cenários 1 - otimista (SSP1-1.9) e 5 - pessimista (SSP5-8.5). Para a elaboração da aptidão agroclimática para o clima atual foram utilizados os dados médios mensais obtidos na Estação Meteorológica de Realengo (INMET) de temperatura do ar, precipitação total, deficiência hídrica do solo, determinada pelo balanço hídrico climatológico, e informações sobre as culturas de interesse. Já a aptidão agroclimática para o clima futuro (2021-2040) foram utilizados esses mesmos dados, porém, ajustados para os cenários 1 e 5 do IPCC. Em síntese, com base nos resultados, pode-se dizer que as culturas mais adequadas para o cultivo na localidade do Parque de Madureira, levando em consideração o período de cultivo e o clima atual, são: a cenoura, com o maior período de cultivo entre 10 (ciclo curto) e 9 (ciclo longo) meses; a rúcula, mostarda, pepino, abobrinha e nabo com 5 meses, tanto para o ciclo curto quanto para o longo; a beterraba, chicória, almeirão, agrião, acelga, couve-chinesa, ervilha, feijão-vagem e espinafre, com 5 meses (curto) e 4 meses (longo); o morango com 4 meses, tanto no ciclo curto quanto no longo. As menos adequadas, são: couve-flor, repolho, abóbora e batata, com 4 meses para o ciclo curto e 3 meses para o ciclo longo; e o pimentão, chuchu e moranga, com 3 meses para ambos os ciclos. A aptidão agroclimática para os cenários 1 e 5 do IPCC indicou uma redução dos meses aptos para o plantio da maioria das culturas estudadas. De modo geral, as culturas sofreram o mesmo impacto da diminuição de 1 mês no período de cultivo nos dois cenários, com exceção da moranga (2 meses para o ciclo longo) e da cenoura (nenhum mês).
Palavras-chave: Meteorologia
Parque de Madureira
Hortas Urbanas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Meteorologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, L.L.C.pdf473.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.