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dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorSilva, Amanda Mendes da-
dc.date.accessioned2017-06-06T16:47:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:02Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Mendes da. Autismo: o que os documentos para educação especial indicam como propostas didáticas para o aprendizado da língua? 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2203-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.titleAutismo: o que os documentos para educação especial indicam como propostas didáticas para o aprendizado da língua?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2166402724998295pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Regina Céli Oliveira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338583492281777pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Cristiana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636pt_BR
dc.description.resumoAnalisa documentos elaborados para educação especial, a fim de responder alguns questionamentos como: O que se entende por autismo? Como se dá o processo de desenvolvimento da sua linguagem? O que os documentos que tratam da educação especial dizem sobre o processo de aquisição da linguagem escrita pelo autista? Qual (is) metodologia(s) mais indicada(s) por esses documentos? Como dar conta do processo de aquisição da língua escrita que ao mesmo tempo leve em consideração o estímulo à interação social do aluno autista com os demais alunos presentes na escola regular? Para isso, utiliza-se como metodologia a análise documental numa perspectiva qualitativa de análise dos materiais encontrados, tendo como base estudos como os de Santos (2012), Mello (2007) MEC (2003) e (2009), Lago (2007), Silva (2011), Santos (2008), Moreira (2010) e Orrú (2012). A partir dessa pesquisa, verifica-se que existem poucos materiais que tratam especificamente da aquisição da língua escrita nos alunos com autismo, mas sim, documentos que tratam do ensino dos autistas de um modo geral. Com isso, foi possível fazer uma análise das metodologias indicadas nesses documentos, apontando alguns caminhos para o trabalho com os sujeitos com Transtorno do Espectro Austista, sem que se deixe de considerar a sua interação com os demais sujeitos presentes no processo educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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