Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2203
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Silva, Amanda Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T16:47:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Amanda Mendes da. Autismo: o que os documentos para educação especial indicam como propostas didáticas para o aprendizado da língua? 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2203 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.title | Autismo: o que os documentos para educação especial indicam como propostas didáticas para o aprendizado da língua? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2166402724998295 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Regina Céli Oliveira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1338583492281777 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3154929961370636 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa documentos elaborados para educação especial, a fim de responder alguns questionamentos como: O que se entende por autismo? Como se dá o processo de desenvolvimento da sua linguagem? O que os documentos que tratam da educação especial dizem sobre o processo de aquisição da linguagem escrita pelo autista? Qual (is) metodologia(s) mais indicada(s) por esses documentos? Como dar conta do processo de aquisição da língua escrita que ao mesmo tempo leve em consideração o estímulo à interação social do aluno autista com os demais alunos presentes na escola regular? Para isso, utiliza-se como metodologia a análise documental numa perspectiva qualitativa de análise dos materiais encontrados, tendo como base estudos como os de Santos (2012), Mello (2007) MEC (2003) e (2009), Lago (2007), Silva (2011), Santos (2008), Moreira (2010) e Orrú (2012). A partir dessa pesquisa, verifica-se que existem poucos materiais que tratam especificamente da aquisição da língua escrita nos alunos com autismo, mas sim, documentos que tratam do ensino dos autistas de um modo geral. Com isso, foi possível fazer uma análise das metodologias indicadas nesses documentos, apontando alguns caminhos para o trabalho com os sujeitos com Transtorno do Espectro Austista, sem que se deixe de considerar a sua interação com os demais sujeitos presentes no processo educativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AMSilva.pdf | 669.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.