Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2203
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Autismo: o que os documentos para educação especial indicam como propostas didáticas para o aprendizado da língua? |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Amanda Mendes da |
Orientador: | Cerdas, Luciene |
Resumo: | Analisa documentos elaborados para educação especial, a fim de responder alguns questionamentos como: O que se entende por autismo? Como se dá o processo de desenvolvimento da sua linguagem? O que os documentos que tratam da educação especial dizem sobre o processo de aquisição da linguagem escrita pelo autista? Qual (is) metodologia(s) mais indicada(s) por esses documentos? Como dar conta do processo de aquisição da língua escrita que ao mesmo tempo leve em consideração o estímulo à interação social do aluno autista com os demais alunos presentes na escola regular? Para isso, utiliza-se como metodologia a análise documental numa perspectiva qualitativa de análise dos materiais encontrados, tendo como base estudos como os de Santos (2012), Mello (2007) MEC (2003) e (2009), Lago (2007), Silva (2011), Santos (2008), Moreira (2010) e Orrú (2012). A partir dessa pesquisa, verifica-se que existem poucos materiais que tratam especificamente da aquisição da língua escrita nos alunos com autismo, mas sim, documentos que tratam do ensino dos autistas de um modo geral. Com isso, foi possível fazer uma análise das metodologias indicadas nesses documentos, apontando alguns caminhos para o trabalho com os sujeitos com Transtorno do Espectro Austista, sem que se deixe de considerar a sua interação com os demais sujeitos presentes no processo educativo. |
Palavras-chave: | Educação especial Autismo Aquisição da linguagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Abr-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Amanda Mendes da. Autismo: o que os documentos para educação especial indicam como propostas didáticas para o aprendizado da língua? 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMSilva.pdf | 669.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.