Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22044
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.authorCastro, Mariana de Lima-
dc.date.accessioned2023-11-13T17:14:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:56Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.citationCASTRO, Mariana de Lima. Representantes da juventude: a participação do fandom ARMY do BTS na política. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22044-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectPolítica e culturapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleRepresentantes da juventude: a participação do fandom ARMY do BTS na políticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Anjos, Júlia-
dc.contributor.referee2De Marchi, Leonardo Gabriel-
dc.description.resumoEntre o mês de março de 2021 e maio de 2022, uma campanha idealizada por ARMYs, fãs do grupo de K-pop BTS, incentivou milhares de jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor para participarem das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. A campanha "Tira o Título Army" foi criada pela ONG Army Help The Planet, que já havia protagonizado outros projetos sociais e políticos desde sua fundação, em 2019. Este trabalho se dispôs a fazer um estudo de caso através da análise de tweets da campanha citada, para fazer uma discussão do projeto e de como ele foi construído ao longo do tempo, além de explorar a reação do ARMY e como o fandom se apropriou da campanha para expressar seus próprios sentimentos. Ademais, por se tratar de um trabalho que trata sobre ativismo de fã, também elaboramos uma discussão teórica dos conceitos de fã, fandom e ativismo a partir do olhar de autores como Lawrence Grossberg, Henry Jenkins e Joli Jenson, além de trazer um breve contexto histórico do surgimento do K-pop e de como ele caminhou até a estreia do fenômeno BTS. Com os resultados encontrados na pesquisa, entendemos como o ARMY tem se engajado politicamente e a importância da sua participação durante as eleições de 2022.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCastro.pdf957.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.