Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22044
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Representantes da juventude: a participação do fandom ARMY do BTS na política
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Mariana de Lima
Orientador: Costa, Tatiane Cruz Leal
Resumo: Entre o mês de março de 2021 e maio de 2022, uma campanha idealizada por ARMYs, fãs do grupo de K-pop BTS, incentivou milhares de jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor para participarem das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. A campanha "Tira o Título Army" foi criada pela ONG Army Help The Planet, que já havia protagonizado outros projetos sociais e políticos desde sua fundação, em 2019. Este trabalho se dispôs a fazer um estudo de caso através da análise de tweets da campanha citada, para fazer uma discussão do projeto e de como ele foi construído ao longo do tempo, além de explorar a reação do ARMY e como o fandom se apropriou da campanha para expressar seus próprios sentimentos. Ademais, por se tratar de um trabalho que trata sobre ativismo de fã, também elaboramos uma discussão teórica dos conceitos de fã, fandom e ativismo a partir do olhar de autores como Lawrence Grossberg, Henry Jenkins e Joli Jenson, além de trazer um breve contexto histórico do surgimento do K-pop e de como ele caminhou até a estreia do fenômeno BTS. Com os resultados encontrados na pesquisa, entendemos como o ARMY tem se engajado politicamente e a importância da sua participação durante as eleições de 2022.
Palavras-chave: Fãs
Política e cultura
Juventude
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASTRO, Mariana de Lima. Representantes da juventude: a participação do fandom ARMY do BTS na política. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

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