Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22045
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Atuação do Serviço social da equipe técnica da 9ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro na efetividade das penas e medidas alternativas
Author(s)/Inventor(s): Araujo, Alice Farias de
Advisor: Sousa, Charles Toniolo de
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso discorre sobre a atuação do Serviço Social da 9ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro na efetivação das alternativas penais como política de desencarceramento. O objetivo deste estudo é analisar como as competências teórico-metodológica e teórico-prática podem orientar o Assistente Social como um ator que pode auxiliar na obtêm dos fins indicados pela proposta conceitual contida em um dos principais postulados da Política Nacional de Alternativas Penais, o Postulado II: da dignidade, liberdade e protagonismo das pessoas em alternativas penais. Para isso, o estudo apresenta uma recapitulação das medidas punitivistas na história para contextualizar sobre o encarceramento em massa da atual realidade, e assim, apresentar as penas alternativas como sucessoras. Além disso, também é feito uma análise das relações de trabalho do sistema capitalista e suas expressões da questão social, pela perspectiva de crime e criminalização. A partir disso é realizada a descrição do trabalho realizado pelo Serviço Social da Equipe Técnica na central de alternativas penais da Justiça Federal. O estudo. Foi utilizada a metodologia de natureza qualitativa através da observação participante, pesquisa bibliográfica e coleta de dados.
Keywords: Prisões
Penas alternativas
Criminologia
Serviço social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAUJO, Alice Farias de. Atuação do Serviço social da equipe técnica da 9ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro na efetividade das penas e medidas alternativas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AAraujo.pdf318.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.