Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22048
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fome, variação do preço dos alimentos durante a pandemia da COVID-19 no Brasil e as respostas dos movimentos sociais
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Bianca Batista de
Advisor: Moreira, Elaine Martins
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de estudo a fome, o aumento do preço dos alimentos, mais especificamente, itens básicos como o arroz/ feijão, a carne e o gás que não se enquadra como um alimento, mas é fundamental no preparo destes e as ações dos movimentos sociais. O objetivo deste trabalho é identificar e informar sobre os graves impactos que o aumento dos alimentos associado ao desemprego em massa e a falta de ação do governo, causaram à população brasileira, principalmente em um cenário de pandemia mundial. A metodologia utilizada se deu através do levantamento de dados e pesquisa tendo como fonte jornais e revistas de canais de circulação que noticiavam sobre o assunto. Foram construídas tabelas contendo cerca de cinco reportagens cada, contendo a fonte, a data de publicação e o link para acesso. Para melhor discussão sobre o assunto da fome e da segurança e insegurança alimentar, nos debruçamos sobre o livro de Vida e Obra de Josué de Castro, O negócio da fome. Também utilizamos dados secundários para esta pesquisa dos inquéritos realizados pela Rede PENSSAN sobre a temática da insegurança alimentar realizadas durante a pandemia. Por último, abordamos sobre a importância dos movimentos sociais, MST e o MPA, durante a pandemia no enfrentamento da fome. É mencionado também as contribuições do Laboratório de Questão Agrária (QADE) que tem uma articulação com o Movimento dos Pequenos Agricultores e que durante a pandemia acompanhou as ações realizadas pelo Mutirão contra a fome na entrega de cestas agroecológicas em algumas comunidades do Rio de Janeiro. Apontamos a soberania alimentar, defendida pelos movimentos sociais, como alternativa para uma produção que consiga de fato alimentar em quantidade e qualidade a população brasileira e ser capaz de diminuir a fome no país, de forma responsável e respeitosa com o meio ambiente.
Keywords: Fome
Pandemias
Agroindústria
Movimentos sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Bianca Batista de. Fome, variação do preço dos alimentos durante a pandemia da COVID-19 no Brasil e as respostas dos movimentos sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOliveira.pdf824.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.