Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22066
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Formação social brasileira, racismo e política de saúde: análise das desigualdades raciais em contexto de pandemia de COVID-19 no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Bittencourt, Júlia Barcelos
Orientador: Silva, Mossicléia Mendes da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o aprofundamento das desigualdades sociais e raciais diante do contexto atual de crise sanitária, tendo em vista as determinações históricas do racismo e da superexploração da força de trabalho como pilares estruturantes da sociedade brasileira. Tomamos como ponto de partida a análise histórico-crítica da formação social brasileira, abordando a relação entre a superexploração da força de trabalho e racismo como particularidades do desenvolvimento do capitalismo dependente brasileiro. Apresentamos, ainda, a trajetória da política de saúde no Brasil e ressaltamos as contradições evidenciadas no cenário de crise sanitária, no qual o Estado prioriza a proteção da dinâmica de reprodução e acumulação do capital, em detrimento da proteção da vida dos trabalhadores. Concluímos que os impactos sociais e econômicos da Pandemia de COVID-19 recaíram majoritariamente sobre a parcela da população que já se encontrava historicamente em condições de vida e trabalho mais precarizadas, a população negra e pauperizada.
Palavras-chave: Racismo
Política de saúde
COVID-19
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BITTENCOURT, Júlia Barcelos. Formação social brasileira, racismo e política de saúde: análise das desigualdades raciais em contexto de pandemia de COVID-19 no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBittencourt.pdf736.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.