Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22067
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Toda lotação tem um pouco de negreiro: apontamentos sobre segregação espacial-racial e mobilidade urbana no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Negreiros, Juliana Oliveira
Advisor: Rocha, Mirella Farias
Abstract: O presente trabalho possibilita a compreensão do espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro, a partir do recorte no bairro de Campo Grande e suas relações raciais, sociais e territorial, analisando as influências que tais relações possuem no processo de segregação socioespacial e na elaboração de políticas de mobilidade urbana no município. A escravização dos povos negros pelos colonialistas, empreendeu na estruturação de uma sociedade racista que criminaliza e segrega espaços periféricos constituídos por corpos pretos e pobres. Após a abolição, a população negra não dispôs de nenhuma política de inserção social, moradia e educação, excluídos da sociedade. Ocupando as encostas de morros, habitando cortiços e se afastando cada vez mais da área central, os negros e pobres deram novas formas à aparência da cidade. Subdividido em dois grandes capítulos, além da introdução, considerações finais e referências, neste trabalho pretende-se traçar uma linha histórica da formação da sociedade carioca e do bairro de Campo Grande, chamando atenção para a necessidade de racializar a segregação socioespacial existente na cidade, e racializar e territorializar as políticas de mobilidade urbana do Rio, a partir da metodologia exploratória e a observação, a referência de dados estatísticos/numéricos e meu olhar como moradora de Campo Grande, acerca de tais questões que perpassam minha existência.
Keywords: Mobilidade urbana
Segregação urbana
Política pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NEGREIROS, Juliana Oliveira. Toda lotação tem um pouco de negreiro: apontamentos sobre segregação espacial-racial e mobilidade urbana no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JNegreiros.pdf648.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.