Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22070
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Investigação das condições de reação do canavalia ensiformis para futura aplicação do biossensor de ureia na presença do herbicida atrazina
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Mariana Maggesissi dos
Macêdo, Marliani Barreto Castricini
Orientador: Salgado, Andrea Medeiros
Coorientador: Silva, Lívia Maria da Costa
Resumo: Com a fabricação e uso indiscriminado de agrotóxicos de todas as classes, fazem-se necessários um monitoramento e um controle mais rígidos para garantir que os alimentos disponibilizados a população e o meio ambiente sejam preservados e controlados. A atrazina é um herbicida do tipo triazina amplamente utilizado em plantações para controle de crescimento de ervas daninhas. O seu uso é controverso, pois promove a contaminação generalizada do solo e, por consequência, dos lençóis freáticos, além de causar defeitos congênitos em animais e seres humanos. Na busca por um método capaz de monitorar a presença deste agrotóxico, foi feita uma investigação das condições de reação do Canavalia ensiformis, por inibição enzimática, para futura aplicação do biossensor potenciométrico de ureia. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram analisados o tempo da adição da atrazina ao conjunto solução de ureia (10ppm) e biocomponente com tempos selecionados de 1, 5 e 10 minutos; o tempo reacional, analisando-se 5, 10 e 20 minutos; a interferência do tipo de agitação, manual e magnética, nas análises, e a possibilidade de reutilização do biocomponente. Os melhores resultados foram obtidos quando realizada a agitação magnética durante as análises, com tempo de adição de atrazina de 5 minutos, tempo de contato de mais 5 minutos, totalizando 10 minutos de reação e sem reutilização do componente biológico imobilizado.
Palavras-chave: Herbicidas
Controle de agrotóxicos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: REIS, Mariana Maggesissi dos; MACÊDO, Marliani Barreto Castricini. Investigação das condições de reação do canavalia ensiformis para futura aplicação do biossensor de ureia na presença do herbicida atrazina. 2013. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMReis.pdf859.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.