Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22082
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação das internações por condições sensíveis à atenção primária de crianças e adolescentes residentes em Macaé, no período de 2007-2012: indicador de acesso e qualidade da atenção primária no Sistema Único de Saúde
Author(s)/Inventor(s): Stuckenbruck, Nívia Rodrigues
Advisor: Santos, Danielle Maria de Souza Serio dos
Abstract: As internações por condições sensíveis à atenção primária são consideradas um indicador da capacidade resolutiva do sistema de saúde, representando um conjunto de problemas que seriam potencialmente evitáveis caso houvesse Atenção Primária contínua e oportuna. Este estudo teve como principal objetivo estudar o perfil municipal das internações infanto-juvenis aplicando o indicador ICSAP de 2007 a 2012. A população estudada foi constituída por crianças e adolescentes residentes em Macaé internados no Hospital Público de Macaé, com idade entre 0 a 17 anos completos caracterizados segundo, sexo, faixa etária e bairro. Ressaltando a importância do medicamento no tratamento e controle de agravos, foi analisado ainda o seu uso antes das internações de pacientes portadores de asma e diabetes mellitus, consideradas doenças crônicas. Os resultados revelam que no período foram internadas 1815 pessoas por CSAP, entre crianças e adolescentes, totalizando 14.214 dias de internação, nos quais o tempo médio de internação por pessoa foi 7,8 dias. Os meninos representam a maioria das internações (54,3%). A idade média do grupo geral foi quatro anos. No que se refere às condições mais prevalentes, foram observadas: Pneumonia (803; 37,3%), Bronquite Aguda (309; 14,4%), Infecção do Trato Urinário (228; 10,6%), Gastroenterite (151; 7,0%), Celulite (143; 6,6%), Asma (106; 4,9%) e Diabetes mellitus (45; 2,1%). O número de relatos de pacientes asmáticos e diabéticos internados que afirmaram uso de medicamentos antes da internação foi considerado muito baixo no que se refere aos dois agravos. Dentre estes registros, os medicamentos citados no tratamento da asma (Fenoterol e Ipratrópio), não constavam na lista de medicamentos disponibilizados até 2011 pela Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados evidenciaram um alto número de internações evitáveis e que teriam, em uma atenção primária oportuna, resolutividade esperada. O estudo permite ainda, a reflexão sobre futuros estudos e acerca da importância do indicador ICSAP como uma ferramenta para a gestão em saúde, por possibilitar a visão da real assistência prestada.
Keywords: Atenção primária à saúde
Hospitalização
Condições sensíveis à atenção primária
Crianças
Adolescentes
Primary health care
Hospitalization
Ambulatory care sensitive conditions
Children
Adolescents
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: STUCKENBRUCK, Nívia Rodrigues. Avaliação das internações por condições sensíveis à atenção primária de crianças e adolescentes residentes em Macaé, no período de 2007-2012: indicador de acesso e qualidade da atenção primária no Sistema Único de Saúde. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NRStuckenbruck.pdf587.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.