Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22082
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação das internações por condições sensíveis à atenção primária de crianças e adolescentes residentes em Macaé, no período de 2007-2012: indicador de acesso e qualidade da atenção primária no Sistema Único de Saúde
Autor(es)/Inventor(es): Stuckenbruck, Nívia Rodrigues
Orientador: Santos, Danielle Maria de Souza Serio dos
Resumo: As internações por condições sensíveis à atenção primária são consideradas um indicador da capacidade resolutiva do sistema de saúde, representando um conjunto de problemas que seriam potencialmente evitáveis caso houvesse Atenção Primária contínua e oportuna. Este estudo teve como principal objetivo estudar o perfil municipal das internações infanto-juvenis aplicando o indicador ICSAP de 2007 a 2012. A população estudada foi constituída por crianças e adolescentes residentes em Macaé internados no Hospital Público de Macaé, com idade entre 0 a 17 anos completos caracterizados segundo, sexo, faixa etária e bairro. Ressaltando a importância do medicamento no tratamento e controle de agravos, foi analisado ainda o seu uso antes das internações de pacientes portadores de asma e diabetes mellitus, consideradas doenças crônicas. Os resultados revelam que no período foram internadas 1815 pessoas por CSAP, entre crianças e adolescentes, totalizando 14.214 dias de internação, nos quais o tempo médio de internação por pessoa foi 7,8 dias. Os meninos representam a maioria das internações (54,3%). A idade média do grupo geral foi quatro anos. No que se refere às condições mais prevalentes, foram observadas: Pneumonia (803; 37,3%), Bronquite Aguda (309; 14,4%), Infecção do Trato Urinário (228; 10,6%), Gastroenterite (151; 7,0%), Celulite (143; 6,6%), Asma (106; 4,9%) e Diabetes mellitus (45; 2,1%). O número de relatos de pacientes asmáticos e diabéticos internados que afirmaram uso de medicamentos antes da internação foi considerado muito baixo no que se refere aos dois agravos. Dentre estes registros, os medicamentos citados no tratamento da asma (Fenoterol e Ipratrópio), não constavam na lista de medicamentos disponibilizados até 2011 pela Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados evidenciaram um alto número de internações evitáveis e que teriam, em uma atenção primária oportuna, resolutividade esperada. O estudo permite ainda, a reflexão sobre futuros estudos e acerca da importância do indicador ICSAP como uma ferramenta para a gestão em saúde, por possibilitar a visão da real assistência prestada.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Hospitalização
Condições sensíveis à atenção primária
Crianças
Adolescentes
Primary health care
Hospitalization
Ambulatory care sensitive conditions
Children
Adolescents
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: STUCKENBRUCK, Nívia Rodrigues. Avaliação das internações por condições sensíveis à atenção primária de crianças e adolescentes residentes em Macaé, no período de 2007-2012: indicador de acesso e qualidade da atenção primária no Sistema Único de Saúde. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NRStuckenbruck.pdf587.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.