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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gestão da qualidade no serviço de dispensação farmacêutica em hospital de Macaé-RJ
Autor(es)/Inventor(es): Ambrósio, Maurício de Almeida
Orientador: Todeschini, Vítor
Coorientador: Melo, Saulo Garcia de
Resumo: A Farmácia Hospitalar (FH) é uma unidade clínica, administrativa e econômica, responsável, entre outros, pela aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos para procedimentos técnicos, cirúrgicos, bem como para o tratamento de patologias e agravos a saúde de forma geral. Além de sua fundamental importância como estabelecimento de saúde, a FH é caracterizada por ser um setor economicamente importante, uma vez que os diferentes medicamentos e insumos hospitalares possuem alto valor agregado, necessitando, portanto, de um eficiente sistema de gestão de todos os recursos, processos e atividades desenvolvidas pela mesma. Neste cenário, é de extrema importância a identificação e tratamento de possíveis falhas, em todo ciclo dos produtos, desde a aquisição até a dispensação ao consumidor final, sempre com o intuito de buscar a melhoria de processos, produtos e serviços e atender os padrões das Boas Praticas Farmacêuticas. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre gestão da qualidade no serviço de dispensação de medicamentos em FH e através de uma ferramenta metodológica de estudo de caso, as possíveis não conformidades (NC) ocorridas em uma FH no município de Macaé-RJ. Desta forma aplicou-se diferentes ferramentas da qualidade para identificar as causas prováveis. A metodologia utilizada para a pesquisa bibliográfica foi realizada través da busca com descritores específicos em bancos de dados e literatura disponível. Já para o estudo de caso, diversas ferramentas da qualidade, foram utilizadas na análise e identificação de desvios da qualidade. Foram criados diferentes fluxogramas abrangendo todos os processos relativos às atividades de dispensação dos medicamentos. A partir destes e baseado na avaliação de documentos e registros disponibilizados pelo estabelecimento, utilizando a fichas de verificação, um levantamento de NC foi realizado identificando um total de 148 ocorrências de NC, nos últimos 6 meses, onde a necessidade de compras de emergência corresponde a 43,9% das NC. Uma vez classificados em relação ao número, frequência e impacto no sistema de gestão, foi utilizado o diagrama de pareto para indicar a prioridades de tratamento das NC, e basseado nestes resultados foram sugeridas as prioridades na condução dessas ações. Foi possível identificar as possíveis causas dessas NC identificadas. A partir da identificação destas, foram elaboradas propostas de ações corretivas para um possível tratamento das NC, o que possivelmente reduzirá em até 84% as ocorrências de ações que atrapalhem a rotina e o bom funcionamento da FH. Por essas razões, entende-se que este estudo contribuirá para área de gestão da qualidade nos serviços de dispensação em FH, podendo servir como fonte de consulta para estimular e orientar novas iniciativas relacionadas ao tema.
Palavras-chave: Serviço de farmácia hospitalar
Boas práticas de dispensação
Gestão da qualidade total
Pharmacy service, hospital
Good dispensing practices
Total quality management
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AMBRÓSIO, Maurício de Almeida. Gestão da qualidade no serviço de dispensação farmacêutica em hospital de Macaé-RJ. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
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