Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22110
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: “Questão social” no Brasil: uma análise de suas manifestações no trânsito entre o trabalho escravizado e a generalização do trabalho livre
Author(s)/Inventor(s): Silva, Miriã Aguiar da
Advisor: Acosta, Luis Eduardo Acosta
Abstract: A proposta deste trabalho é de analisar as expressões da “questão social” no Brasil no século XIX, especialmente a partir de sua segunda metade, momento de trânsito entre o trabalho escravizado e o trabalho livre e da constituição de um mercado tipicamente capitalista no Brasil, período onde importantes transformações políticas, econômicas e sociais ocorriam na região urbana das principais cidades do país. Ao identificar as formas de autoproteção, solidariedade, luta e resistência dos trabalhadores livres, libertos e escravizados – nacionais e estrangeiros – que despontaram naquele estágio como expressões da “questão social”, é considerada a relevância de sua análise para a compreensão da gênese da “questão social” no Brasil, haja vista suas distintas determinações, sejam políticas, econômicas, étnico-raciais, culturais, entre outras, e para a necessidade de incorporar na historiografia da formação da classe trabalhadora brasileira, sobretudo nas concepções teórico-políticas existentes no interior do Serviço Social, aspectos que possam englobar segmentos e características que não se limitem ao trabalhador imigrante europeu fabril. O trabalho é baseado no referencial materialista dialético marxiano de investigação dos processos históricos, tendo como metodologia a pesquisa e interpretação de material bibliográfico de fonte secundária a fim de resgatar parte da historiografia do mercado de trabalho urbano, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, da formação da classe trabalhadora e de suas primeiras experiências organizativas de autoproteção, solidariedade, luta e resistência. Conclui-se que o exercício de caracterizar a “questão social” no Brasil deve envolver a articulação de suas múltiplas determinações com as particularidades históricas em que o capitalismo se desenvolveu no país, ou seja, considerando o processo de formação de uma classe trabalhadora heterogênea e plural – multirracial e culturalmente diversificada –, a significância e legitimidade política das diversas formas de solidariedade, organização, luta e resistência “não tradicionais” próprias da classe trabalhadora em um momento histórico onde o trabalho livre e escravizado coexistiam, bem como tendo em conta o projeto de nação formulado e veiculado pelas classes dominantes.
Keywords: Trabalho escravo
Capitalismo
Política social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Miriã Aguiar da. “Questão social” no Brasil: uma análise de suas manifestações no trânsito entre o trabalho escravizado e a generalização do trabalho livre. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSilva.pdf810.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.