Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22157
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tavares, Kátia Cristina Amaral | - |
dc.contributor.author | Pereira, Juliana Cristina Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T14:08:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:23Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22157 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de inglês como língua estrangeira e as Tecnologias Digitais: reflexões para um mundo (pós)pandêmico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5940366258647522 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho traz à tona os contributos da tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante, TDICs) para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras modernas, em particular, da língua inglesa, conforme já vem apontando determinados estudos (TAVARES; CARDOSO; SILVA, 2013; ANJOS-SANTOS; GAMERO; GIMENEZ, 2014). Apesar de as variadas possibilidades para o ensino de inglês por meio das TDICs constituírem uma temática profícua no campo da Linguística Aplicada, em particular no que se refere ao ensino de línguas nos últimos anos (LEFFA, 2012; MENEZES, 2019), é inegável que a pandemia mundial de Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde no início de 2020, acentuou questões caras à reflexão da práxis pedagógica mediada por tecnologias digitais, dada a necessidade emergente de adequabilidade frente ao isolamento social. Este cenário, por sua vez, encarregou-se não apenas de demonstrar a pertinência da integração das tecnologias digitais ao ensino, de modo geral, como também oportunizou a retomada de questionamentos centrais e heurísticos sobre o modos plurais de ensinar e aprender uma língua estrangeira no mundo contemporâneo, em que as abordagens sociointeracionais, seja em contexto presencial, seja em contexto on-line, têm se demonstrado cada vez mais coerentes e oportunas. Nesse sentido, a presente pesquisa articula, por meio de revisão de literatura, reflexões imprescindíveis para a prática de professores de inglês como língua estrangeira neste cenário (pós)pandêmico, salientando a importância das tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas e sociais dos aprendizes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JCLPereira.pdf | 465.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.