Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22157
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O ensino de inglês como língua estrangeira e as Tecnologias Digitais: reflexões para um mundo (pós)pandêmico
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Juliana Cristina Lourenço
Tutor: Tavares, Kátia Cristina Amaral
Resumen: Este trabalho traz à tona os contributos da tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante, TDICs) para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras modernas, em particular, da língua inglesa, conforme já vem apontando determinados estudos (TAVARES; CARDOSO; SILVA, 2013; ANJOS-SANTOS; GAMERO; GIMENEZ, 2014). Apesar de as variadas possibilidades para o ensino de inglês por meio das TDICs constituírem uma temática profícua no campo da Linguística Aplicada, em particular no que se refere ao ensino de línguas nos últimos anos (LEFFA, 2012; MENEZES, 2019), é inegável que a pandemia mundial de Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde no início de 2020, acentuou questões caras à reflexão da práxis pedagógica mediada por tecnologias digitais, dada a necessidade emergente de adequabilidade frente ao isolamento social. Este cenário, por sua vez, encarregou-se não apenas de demonstrar a pertinência da integração das tecnologias digitais ao ensino, de modo geral, como também oportunizou a retomada de questionamentos centrais e heurísticos sobre o modos plurais de ensinar e aprender uma língua estrangeira no mundo contemporâneo, em que as abordagens sociointeracionais, seja em contexto presencial, seja em contexto on-line, têm se demonstrado cada vez mais coerentes e oportunas. Nesse sentido, a presente pesquisa articula, por meio de revisão de literatura, reflexões imprescindíveis para a prática de professores de inglês como língua estrangeira neste cenário (pós)pandêmico, salientando a importância das tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas e sociais dos aprendizes.
Materia: Língua inglesa
Estudo e ensino
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JCLPereira.pdf465.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.