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dc.contributor.advisorSilva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues-
dc.contributor.authorMaciel, Thábata Cristina Giglio Lourenço-
dc.date.accessioned2023-12-12T18:22:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:16Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationMACIEL, Thábata Cristina Giglio Lourenço. Simulação fluidodinâmica de um vaso agitado em OpenFOAM. 2013. 180 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22192-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenômenos de transportept_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.titleSimulação fluidodinâmica de um vaso agitado em OpenFOAMpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4036968817705651pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2849621067781982pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lage, Paulo Laranjeira da Cunha-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5576851640501227pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, João Felipe Mitre de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6770940353518231pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Otávio Souza-
dc.contributor.referee3Peçanha, Ricardo Pires-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014325003430285pt_BR
dc.description.resumoSistemas agitados estão presentes em grande parte das indústrias de transformação. A mistura adequada de componentes em determinada etapa contribui na prevenção de reações paralelas, regiões de alta temperatura, incrustrações e baixas taxas de reação. A simulação CFD (do inglês, Computational Fluid Dynamics) se mostra uma excelente ferramenta para um estudo aprofundado dos fenômenos de transporte presentes em tanques de mistura e, assim, avaliação da eficiência do processo. A utilização de malha móvel em uma simulação CFD substitui modelagens complexas de termos-fontes de momentum que promovem a mistura dentro de um domínio computacional. O presente trabalho se dispõe a avaliar o desempenho desta modelagem em OpenFOAM, uma biblioteca de código-livre que permite a manipulação de suas ferramentas voltadas para cálculos numéricos por volumes finitos. Da mesma forma, um estudo do gerador de malha snappyHexMesh, é apresentado como uma forma de otimização da malha tridimensional utilizada nas simulações. Os casos simulados contemplaram três tamanhos de malha, dois valores de viscosidade cinemática, três condições de contorno e ambos sentidos de rotação do impelidor. A eficiência do algoritmo utilizado foi evidenciada na convergência de simulações de mistura de um fluido altamente viscoso. Um estudo de convergência de malha destas simulações indicou baixa variação dos resultados com o refinamento dos elementos, e o tempo computacional de cada caso mostrou maior facilidade de simulação com a condição de contorno zeroGradient. Uma análise de frequência também foi realizada sobre os resultados das simulações e apontou um valor característico de 6,67 Hz, indicando uma grande influência por parte das chicanas do tanque. Resultados experimentais do trabalho de Harvey e colaboradores (1995) foram comparados aos computacionais , ajustando-se a viscosidade do fluido para representar óleo de silicone. A comparação mostra uma concordância do comportamento do campo de velocidade das simulações com os experimentos. Apesar disso, um certo amortecimento da magnitude desta variável é observado, sendo atribuído a diversos fatores, como tamanho de malha, condição de contorno, esquema de discretização e até erros experimentais devido a baixas frequências de amostragem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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