Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2219
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Alterações na estrutura econômica do Rio de Janeiro (1970-2010): uma análise da recuperação fluminense a partir da interiorização produtiva e o novo papel da região metropolitana
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Guilherme Paulo
Orientador: Carvalho, René Louis de
Resumo: Análise sobre a nova estrutura econômica do Estado do Rio de Janeiro, a partir do processo de atenuação da polarização da região metropolitana e de inserção de áreas interioranas outrora menos desenvolvidas. Com enfoque no processo de recuperação estadual vivido pelo estado fluminense – a inflexão econômica na década de 1990 – objetiva-se o estudo do fundamento da recuperação, que é o processo de interiorização produtiva no estado. Dessa forma, este trabalho tem por finalidade analisar as causas características desse processo, bem como identificar os focos industriais interioranos em ascensão – chamados pólos de crescimento – definindo suas características e forma de inserção para o desenvolvimento regional. Parte dele também envolve uma comparação entre o caso de interiorização produtiva em São Paulo. Tendo como pano de fundo o quadro de desconcentração econômica a nível nacional do Brasil, a partir da inserção de áreas menos desenvolvidas no planejamento industrial brasileiro, discute-se também a atenuação da polarização das suas duas principais regiões metropolitanas – RMRJ e RMSP – no contexto da desconcentração produtiva vivida por importantes regiões metropolitanas no globo. Sendo assim, este trabalho também buscando definir a nova forma de inserção da RMRJ no contexto estadual e nacional, em contraste com o novo papel assumido pela RMSP. Fechado o escopo, discute-se a forma de inserção da cidade do Rio de Janeiro na economia mundial.
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico
Industrialização
Produção industrial
Rio de Janeiro (Estado)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPAndrade.pdf747.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.