Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22212
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Diretivas antecipadas de vontade como instrumento para o exercício da autonomia da pessoa idosa em cuidados paliativos
Author(s)/Inventor(s): Gaspar, Rafael Barroso
Advisor: Barletta, Fabiana Rodrigues
Abstract: Avanços sociais e econômicos contribuíram para processo de envelhecimento da população. Isso gerou aumento das doenças crônicas, frequentes e prolongadas internações hospitalares e comprometimento das capacidades funcionais dos idosos. Belasco e Okuno (2019) informam que, em 2025, o Brasil ocuparia a 6a colocação no número de idosos. A respeito da autonomia dos pacientes, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução CFM nº 1995, que trata das Diretivas Antecipadas de Vontade (DAVs) dos pacientes. As DAVs retratam as escolhas dos pacientes acerca dos tratamentos de saúde que desejam ou não receber. OBJETIVO: Analisar o exercício da autonomia do idoso em cuidados paliativos, tendo as DAVs como mecanismo para assegurar o direito de tomada decisões. METODOLOGIA: Pesquisa do tipo exploratória, por meio, de um levantamento bibliográfico disponível e publicada através de artigos científicos e livros. RESULTADO: As DAVs são estudadas em diversos países, inclusive muitos já dispõem de legislações específicas. No Brasil, há projeto de lei sobre as DAVs tramita no Congresso Nacional, assim como o Estatuto dos Direitos do Paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há necessidade de novas produções científicas e amplo diálogo sobre o tema. Além disso, a aprovação dos projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional.
Keywords: Autonomia pessoal
Direito dos idosos
Diretivas Antecipadas de Vontade
Tomada de decisões
Cuidados Paliativos
Personal Autonomy
Elder Rights
Advance Directives of Will
Decision Making
Palliative Care
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GASPAR, Rafael Barroso. Diretivas antecipadas de vontade como instrumento para o exercício da autonomia da pessoa idosa em cuidados paliativos. 2022. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBGaspar.pdf778.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.